27/12/10

Projeto EBF Pan de Cristo

Introdução
Queridos irmãos, sabemos que a realização de uma EBF requer tempo e muito trabalho, pois ela deve ser planejada com no mínimo três meses de antecedência, ficamos impedidos de planejar nossa EBF neste período, por motivos de força maior. Mas o Senhor nos cobra tal missão e com oração, amor e graça, estamos na dispensação do Senhor, que por sua infinita misericórdia nos deu este tema: “Pan de Cristo”.
Com este tema em mente decidimos realizar uma reunião com os professores da EBD, pedimos a todos que orassem para que o Senhor nos concedesse idéias para trabalharmos com este tema na EBF. Todos ficaram muito animados, realizamos nossa reunião e o resultado você lerá no nosso projeto Pan de Cristo.
Queremos pedir sua compreensão caso haja falhas ou discordância, mas procuramos fazer o melhor dentro da nossa realidade. Também gostaria de avisar que à medida que forem surgindo novas idéias colocaremos disponíveis no site. Esperamos que este projeto seja uma bênção na sua igreja também, pois ele pode ser adaptado para a realidade de sua igreja.

Objetivos

· Criança não salva – mostrar o plano da salvação e ganhá-las para Cristo
· Criança salva – desenvolver o seu crescimento espiritual apresentando Cristo como vencedor e despertá-las para o serviço de evangelização.

Público alvo

200 crianças da igreja local e da comunidade

Desenvolvimento

Inscrições

Serão confeccionadas inscrições e entregues a pessoas designadas para realizá-las.
Modelo de ficha:
Inscrição para EBF PAN DE CRISTO
Nome:
Idade:
Endereço:_____________________________________________________________________________________________________________
Tel: Indicação: (Quem fez a inscrição)



Serão abertas 200 vagas para serem divididas em 5 classes:
3 e 4 anos;
5 e 6 anos;
7 e 8 anos;
9 a 11 anos meninas;
9 a 11 anos meninos.

Ao recebermos as inscrições, devidamente preenchidas, enviaremos o ingresso (ou bilhete) para que a criança traga no dia da EBF.
Os ingressos estarão personalizados com o nome, idade, cor da classe e bilheteria (no dia haverá cinco bilheterias, uma para cada classe), onde ela irá colocar a sua identificação.
3 e 4 anos – azul celeste – bilheteria 1
5 e 6 anos – azul Royal – bilheteria 2
7 e 8 anos – laranja – bilheteria 3
9 a 11 anos meninas – amarelo – bilheteria 4
9 a 11 anos meninos – verde – bilheteria 5

Modelo de ingresso

Ingresso para EBF Pan de CristoDias 18, 19 e 20/07 de 14 às 17h.Nome:___________________________Idade:________Bilheteria:___________
Dia 18 ( ) Dia 19 ( ) Dia 20 ( )

A identificação pode ser um crachá ou uma fita amarrada no braço da cor da classe.

Divulgação:

Optamos por fazer uma faixa e colocá-la na frente da igreja com todas as informações\\\\\;
Local, data, horário, tema, etc.

Decoração da igreja:

A igreja será decorada com vários desenhos de esportes, bolas, etc.
Os bancos no salão do templo ficarão em círculo formando um estádio, e estarão separados de acordo com a cor de cada classe.

Programa:

Entrada das crianças (colocar identificação e conduzir ao seu lugar no templo)

1º Ato (Templo)
· Oração inicial
· Boas vindas com cântico
· Citar com as crianças:
Tema da EBF: Pan de Cristo
Divisa: “Quem vencer herdará todas as coisas e Eu serei seu Deus e ele será meu filho.” Ap.21.7
Hino oficial: 305 da Harpa Cristã, trocando a palavra soldado por atleta e capitão por campeão.
· Apresentação de coreografia
· Mensagem
1º dia – O CAMPEÃO DOS CAMPEÕES - apresentaremos a história de Jesus
O texto bíblico é livre para o pregador desde que seja apresentado Jesus como campeão, falar sobre a vida de Jesus e suas vitórias sobre o pecado, a doença e a morte.

2º dia - EU POSSO SER UM CAMPEÃO - mostraremos o plano da salvação
pode-se trazer uma história bíblica que fale de vitória como Davi e Golias.

3º dia - A MAIOR VITÓRIA - falaremos sobre a ressurreição de Jesus e a nossa recompensa.
Apresenta-se também os galardões que receberemos no céu.

· Apelo – este deve ser um ato obrigatório todos os dias. As crianças que aceitarem Jesus deverão ter seus nomes anotados para um posterior discipulado.
· Louvores – Hinos que falem de vitória
· Orientação para divisão das classes.

2º Ato (nas classes)

· Acomodação das crianças na classe.
· Oração
· Conversar com as crianças sobre a história do dia
· Realizar brincadeiras dirigidas (sempre explicar as regras de cada brincadeira antes)
· Lanche servido nas salas (sempre orar agradecendo o lanche)
· Oração para o próximo ato.

3º Ato (Templo)

· Reunir todas as crianças no templo para premiação dos vencedores das brincadeiras.(para a premiação confeccionaremos medalhas de ouro, prata e bronze)
· Louvores
· Oração final
· Orientação para a saída das crianças em ordem

As crianças receberão balas na saída


Observações

· O controle da disciplina será através de cartões como no futebol, cartão amarelo e vermelho.
· O ingresso da criança será recolhido na bilheteria e devolvido na hora da saída.
· É bom em cada sala ter um juiz
· As tias das classes serão chamadas de técnicas.

Sugestões de brincadeiras

Pode-se usar diversas brincadeiras, tomando o cuidado de não deixar as crianças muito agitadas, ou criar um ambiente de brigas, ou causar algum sentimento de inferioridade nas crianças.

· Dança da cadeira
· Jogo da memória
· Jogo da velha
· Quebra cabeça
· Corrida no papel (tipo trilha)
· Natação no papel (tipo trilha)
· Boliche
· Basquete (só a cesta)
· Gol
· Coração*

As bolas usadas podem ser de isopor para não machucar ninguém;
Os jogos (memória, da velha, quebra-cabeça) podem ser confeccionado com papelão ou cartolina e figuras dos esportes ou versos bíblicos.


· Coração – esta brincadeira é para a criança jogar a bola dentro do buraco do coração(fazer um coração grande de papelão com um buraco no meio, na frente pintado de preto e atrás branco) quando a criança acerta dentro do coração com a bolinha vermelha (significando gotas do sangue de Jesus) vira-se o lado branco e ganha um ponto



O Barco
Era uma vez um menino chamado Toninho.

Toninho morava perto de um rio, e por isso, gostava muito de barcos.

Ele sempre fazia barquinhos de papel, mas eles acabavam se desmanchando na água.

Um dia, enquanto caminhava pelas ruas da pequena cidade onde morava, ele viu na vitrine da loja um barco bem bonito, do jeitinho que ele queria.

Toninho entrou na loja e perguntou o preço do barco ao dono da loja.

Era um valor muito alto e Toninho não tinha o dinheiro para comprar ao barco.

Saiu muito triste da loja. Foi no caminho que teve uma idéia. Iria construir o seu próprio barco, mas não de papel, como das outras vezes. Agora ele iria construir um barco de madeira.

Por vários dias, Toninho, juntamente com o seu pai, construiu um lindo barco, o qual ao término foi pintado com cores alegres.

Os olhos de Toninho brilharam de alegria ao ver o belo barquinho colorido. Ficara lindo.

Com todo cuidado, Toninho colocou o barco no laguinho, que ficava perto do rio. E ali, brincava alegremente com o seu barquinho.

Um dia, quando Toninho brincava com o seu barco, veio uma forte tempestade, que levou o barco de Toninho para o rio. Toninho tentou alcançar o barco, mas foi em vão. As águas estavam muito agitadas e levaram o barco para longe.

Toninho ficou muito triste. O pai até queria fazer outro barco, mas Toninho queria aquele, porque ele tinha gostado muito dele. Outro barco não seria a mesma coisa.

Toninho ficou a caminhar tristemente pelas ruas da cidade, quando, de repente, ao olhar para uma vitrine de uma loja, viu um barquinho muito parecido com o seu.

Ele entrou na loja e pediu ao vendedor para mostrar o barquinho. Toninho pegou o barquinho nas mãos e examinando-o cuidadosamente, concluiu:

- Esse é o meu barquinho.

O vendedor sorriu para o menino e disse:

- Esse barco pode ser seu, garoto, mas tem que pagar o preço dele.

Toninho, entre lágrimas, tentou explicar o ocorrido para o vendedor. Mas, o vendedor disse que para Toninho ter o barco de volta, ele teria que pagar o valor do mesmo, porque aquele barco agora pertencia à loja.

Toninho saiu da loja muito triste, pensando o que fazer para conseguir o seu barco de volta. Decidiu que iria trabalhar muito, até ajuntar o dinheiro e comprar o barco.

E assim Toninho fez. Por vários dias, Toninho trabalhou incessantemente como entregador, limpador de calçadas, etc. Até que um dia, conseguiu ajuntar o dinheiro para comprar o seu barquinho.

Toninho foi apressadamente a loja, com medo de não encontrar o barquinho. Mas... para a sua alegria, o barco ainda estava lá.

Toninho entregou o dinheiro ao vendedor que lhe deu o barco em troca.

Toninho tomou em seus braços o barquinho, dando um suspiro aliviado, e disse:

-Meu barquinho querido! Você é meu duas vezes. A primeira vez, porque eu te construí e agora, a segunda vez, porque eu te comprei.

Essa história é semelhante a nossa vida. E poderíamos dizer que somos como aquele barquinho. Um dia, Deus fez o homem com muito amor e carinho, mas a tempestade (pecado), separou o criador da criatura. Mas... Deus, o criador teve um plano e através de Jesus Cristo, seu filho, Ele pôde trazer o homem de volta para os braços do criador.

Muitas pessoas ainda andam longe do criador, mas Deus espera ansiosamente para tomá-lo em seus braços amorosos, porque o preço já foi pago através do sangue de Jesus, derramado na cruz por causa dos nossos pecados


Tema: “NAVEGANDO COM JESUS”
DIVISA: versículo base: João 6.21 “Então, eles, o receberam com prazer no BARCO e logo chegaram ao lugar para onde estavam indo."


1. INTRODUÇÃO

Você está no lugar certo – o começo! Nesta seção da programação da nossa EBF (Especial Bíblico de Férias), vamos tentar dar uma orientação básica de como usar este material e os elementos necessários para o planejamento deste trabalho com as crianças.Este material oferece um programa completo para a realização de um Especial Bíblico de Férias –EBF – com duração de três dias ( manhã, tarde ou noite) com duração de três horas.

O tema de todas as atividades , “NAVEGANDO COM JESUS”, utiliza navio, água (mar, rio), barco, pescador (rede de pesca, peixes, baleia e outras paisagem, peixes, paisagem de acordo com o tema.

A divisa, ou seja, o versículo base da nossa EBF (Especial Bíblico de Férias) esta em João 6.21 “Então, eles, o receberam com prazer no BARCO e logo chegaram ao lugar para onde estavam indo”.

Os programas são simples, porém completo acessíveis a qualquer igreja, especialmente àquelas que atingem um maior número de crianças durante a programação.




São dadas sugestões desde a ORNAMENTAÇÃO, PREPARAÇÃO, APRESENTAÇÃO DA HISTÓRIA ATÉ O ENCERRAMENTO; sugestões simples, práticas, elaboradas para facilitar a execução deste trabalho.

Lembre-se da importância de adaptar todas as sugestões para a realidade da sua igreja(congregação). O horário é uma sugestão! Pode ser que sua igreja prefira se reunir apenas duas horas por dia, ou por outro lado, pode resolver se reunir durante quatro horas. Faça as modificações necessárias, contando que seja feita a EBF(Especial Bíblico de Férias) da melhor forma possível.


2. OBJETIVOS:Para obtermos bons resultados em todo e qualquer trabalho é necessário termos objetivos bem definidos.Objetivo é o mesmo que alvo, meta; é estipular a linha de chegada, é definir o que se quer alcançar.Os objetivos são importantes para informar claramente a intenção do trabalho.Portanto, apresento três objetivos que este programa pretende alcançar:

1. Primordial á a Evangelização e o Crescimento espiritual de nossas crianças;
2. 2. Informar que com Jesus estamos seguros e livres do pecado, que é como uma tempestade na vida de cada um de nós.
3. Convidar as crianças a tomarem a decisão de se tornarem amigos do Senhor Jesus, deixando Ele ser o piloto (comandante) do nosso Barco(nossa vida).
4. VANTAGENS DA EBF É ensino intensificado São novos alunos para a Escola Dominical É crescimento espiritual para os alunos da Escola Dominical Ja É oportunidade de serviço para os membros da Igreja
5. DURAÇÃO Três horas por dia no máximo
6. LOCAL Na Igreja. A Igreja ajuda financeiramente. A Igreja ajuda com o pessoal. A Igreja ajuda com a divulgação. É um meio de ligar a criança à Igreja
7. DIVULGAÇÃO Despertando o interesse de toda a Igreja. Reuniões de oração. Anúncios nos boletins. Cartazes
8. CONVITES - Convidar de casa em casa Convidar nas escolas públicas Convites para as crianças Convites para os pais participarem da programação de encerramento
9. MATERIAL - Histórias específicas para cada faixa etária Chapeuzinhos com as iniciais da EBF Prêmios Cânticos específicos
10. EQUIPES - Professores de crianças, adolescentes e adultos da EBD Estudantes Senhoras Pessoas aposentadas
11. PROGRAMA DIÁRIO - Entrada das crianças Hino Oficial Tema Leitura da Bíblia Oração Cânticos com gestos (visualizados, novos) Período missionário História Missionária (em capítulos) Oração por missionários Oferta missionáriaJVisão missionária
12. MEMORIZAÇÃO DE VERSÍCULOS BÍBLICOS - (Variando os métodos) Explique o versículo Aplique-o à vida dos alunos Distribua lembretes com versículos escritos
13. DIVISÃO EM CLASSE - História Bíblica (apelo) Brincadeiras Louvor (corinhos) Trabalho manual Lanche na salinha Retorno à Igreja
14. ENCERRAMENTO DIÁRIO - Cânticos Tema Avisos Concurso de presença e visitas Hino Oficial Saída em fila, por classes
15. PROGRAMA DO DIA DO ENCERRAMENTO -Cânticos Palavra do Coordenador Tema do Especial Bíblico de Férias Divisa Apresentação das diversas classes Cânticos Entrega dos diplomas Entrega dos prêmios História bíblica com aplicação
AS ATIVIDADES NO ESPECIAL BÍBLICO DE FÉRIASNAVEGANDO COM JESUS

Modalidades a serem trabalhadas na EBF acontecerão em forma de rodízio, com a duração de 45 a 50 minutos cada. Todas as crianças deverão passar por cada modalidade, isto podendo ser durante cada dia (nos 3 dias) ou em um dia todo:.

Começando a viagem – Abertura com todas as crianças juntas, deve ser realizada no templo em todos os dias.· Entrada com as Bandeiras;· Apresentação do tema, divisa;· Palavra de Boas-vidas – com a coordenador(a);· “o que vamos fazer hoje?”· Apresentação das equipes – por faixa etária;· Oração;· Cânticos – hino oficial e outros;· Divisão das faixa etárias – por sala (em fila)..

Remando para o Mar - divisão das classe por modalidade ou idade.

Navegando em alto Mar – Sala de histórias. Todas as crianças aprenderão a mesma história e aprendem o mesmo versículo bíblico, com adaptações para cada faixa etária. Podendo haver uma pequena atividade de fixação, para cada grupo.· Conversando sobre o tema da história - introdução;· Ensinando a Divisão (versículo);· Ensinando a História Bíblica – dica: Professor(a), deixe a sua Bíblia em um lugar que as crianças vejam e antes de contar a história bíblica, diga-lhes que esta linda história está na palavra de Deus..

Nadando em alto Mar – Sala de trabalhos manuais, em que as crianças desenvolvem projetos(atividades) relacionados com o tema..

Levantando ancora – Sala de Atividades recreativas relacionadas com o tema..

Cantarolando – Ensino de novas músicas e brincadeiras musicais..

Serviço de Bordo – Horário do Lanche – podendo ser no final..

Voltando par o Porto – Encerramento, deve ser realizado no tempo, com todas as crianças no final de cada dia.· Cânticos – hino oficial e outros;· Divisão das faixa etárias - por sala;· Avisos e convite para o dia seguinte.· Apresentações especiais – peças(dramatizações) ou com fantoches.


EBD 2° DIA

DEUS É O CRIADOR
AlvoQue, através da criação, a criança possa avaliar o amor de Deus.Ensino principalDeus criou.Acriança deve:- SaberDeus é o criador.- SentirDeus fez todas as coisas para a sua alegria.- FazerAgradecer a Deus porque Ele a ama tanto.Observação: Professor, você pode preferir ensinar esta lição em duas partes, com uma repetição de cada parte. Assim, pode contar até três ou quatro dias da criação de cada vês, fazendo, intercaladamente, uma repetição de cada parte ensinada. É bom ter em mente que, com pré-escolares, não é muito importante que elas saibam dizer o que foi criado em qual dia e, sim, que saibam que Deus é o criador.Base BíblicaGenesis 1:1 - 2:3; João 1:3Para a meditação do professor:Ajude a criança a reconhecer que ela é uma criação especial de Deus. Para o seu próprio enriquecimento espiritual, leia os seguintes trechos e confie no Espirito Santo para mostrar-lhe estas verdades de uma maneira nova: Salmo 102:18; 139:13; Eclesiastes 11:5; 12:1; Isaías 43:1, 7; 44:2; Jeremias 1:5; Malaquias 2:10; Romanos 9:20. O nosso Deus é tão grande! Ele nos criou!Palavra - chaveCriouVersículo para decorar"No principio criou Deus os céus e a terra" (Gênesis 1:1)Visuais e outros auxílios para o ensino1. Figura de Jesus, para o cântico de abertura. Colar em papel-cartão, recortar e montar em um palito de picolé. 2. CD de músicas infantis3. Figuras da criação, arrume figuras correspondentes a criação e cole nos 6 lados da caixa.4. Marcador de Bíblia verde.5. Algarismos coloridos de 1 a 6 forrados com papel acamurçado para usar no flanelógrafo. 6. Visuais para "maravilhas da criação" ( pingos de chuva podem ser feitos salpicados com cola branca - polar ou tenaz - em cartolina ). As figuras podem ser coladas em cartolina. As crianças podem colar os visuais, fazendo um móbile. 7.Caixa Criou. Cole em uma caixa a palavra Criou, silhueta de criança, figuras de sol, lua e estrela, gravuras de arvore e flores. Depois de colar as figuras na caixa, forre-a com contact transparente.8.Arvores e flores, coladas em papel-cartão, recortadas e coladas em palitos de churrasco, para serem "plantadas" no jardim de isopor. Itens para acrescentar1. Crachás de cartolina em forma de folha2. Tubos de papelão (bobina vazia de toalha de papel alumínio, rolopack ou magipack). Pedacinhos de tecido escuro para cobrir uma das extremidades do tubo.3. Itens da natureza: ramos de pinheiro ou pinhas, flores naturais, folhas ou plantinhas.4. Gravador.5. Papel para mural (de preferência branco) e giz de cera, para o trabalho natural. Um pedaço de cartolina verde com a palavra CRIOU escrita em letras de forma maiúscula. 6. Bíblia grande. Use papel-cartão preto e faça as bíblias.Hora da AmizadeA criança quer atenção, chame-a pelo nome.Assim que a criança chegar, afixe nela o crachá (em formato de folha, item 1de Itens para acrescentar) com o seu nome. Converse a respeito de como ela veio para a classe. Leve-a para ver os objetos da natureza, discutindo coisas que ela talvez tenha visto no caminho para a aula. Apresente-a a outras crianças e professores, pelo nome, chamando a atenção para o crachá.Para a abertura, cante um cântico que fale de Jesus, se possível com gestos.Você sabe quem é Jesus? (O Filho de Deus)Mostre o fantoche (item 1 de Visuais e outros auxílios para o ensino).As crianças fazem um círculo, de mãos dadas, e andam de mãos dadas, e andam em roda, ao cantarem este cântico pela segunda vez. Se a classe é grande, elas podem marchar, uma atrás da outra, ao cantarem, mas sempre de mãos dadas.Vamos cantar um outro corinho sobre Jesus.(cante somente a primeira estrofe do corinho)Repita o nome da criança (a repetição do nome da criança fortalece seu sentimento de autovalorização), dizendo que você está muito contente porque estão ali. Leve-as a sentir que a aula vai ser divertida e que vão aprender sobre coisas que Deus fez para ela.Deus fez todas as coisas para a nossa alegria, porque Ele nos ama.HistóriaPrenda fitas de crepon para indicar onde as crianças devem sentar-se. Cante um outro corinho enquanto as crianças vão tomando os seus lugares. (se quiser use ilustrações ao cantar este corinho)Poesia: A Bíblia (o professor deve repetir a poesia, usando a Bíblia. Então, faça com que as crianças usem Bíblias "de Faz de conta", (item 6 de Itens para acrescentar) e ensine-lhes os gestos, usando os dedos. Repita os mesmos gestos todas as semanas.)A Bíblia é o santo livro,que o bondoso Deus nos deu.Ela fala de Jesuse nos conta sobre o céu.Demos graças pela bíbliae louvemos ao Senhor!Vamos ler o santo livroque nos mostra o Seu amor.Cante um corinho que fale sobre a Bíblia, usando sua Bíblia como visual.( deixe a criança tocar na Bíblia. Ela aprende através dos sentidos)Vamos abrir nossa Bíblia bem no começo. Escute oque a Palavra de Deus diz. (leia Gênesis 1:1)Leia o versículo cantando "No princípio ...".(Mostre a caixa com a palavra criou item 7 de Visuais e outros auxílios para o ensino)Vocês ouviram a palavra criou ? (repita o versículo) Criou quer dizer que Deus fez os céus e aterra ... do nada (vá mostrando as outras figuras da caixa. o vocabulário da criança é limitado. Explique as palavras desconhecida). Ele é tão poderoso!O nosso grande Deus, que ama a cada um de nós, criou nosso lindo mundo em seis dias, 1, 2, 3, 4, 5 e 6 ( ao contar mostre os números do item 5 de Visuais e outros auxílios para o ensino).Vamos descobrir mais sobre como Deus criou o mundo.(Toque um CD para dar a impressão de passagem do tempo)Estava escuro... muito escuro...(deixe cada criança olhar no tubo de papelão, o qual tem uma das extremidades coberta com um pedaço de tecido escuro, item 2 de Itens para acrescentar. As crianças aprendem vendo)Agora fechem os olhos. Assim também podem ver como é a escuridão.(enquanto estão de olhos fechados, retire o tecido do tubo de papelão)No primeiro dia, Deus disse: "haja luz; e houve luz". Deus fez a luz sair da escuridão!(deixe as crianças olharem através do tubo e verem a diferença entre as trevas e a luz.)Muito obrigado, Deus, por amar-nos e por criar a luz. Deus chamou a luz de dia. Você sabe o nome que ele deu para a escuridão? Sim! Ele chamou a escuridão de noite. No primeiro dia Deusa separou a luz da escuridão!(mostre a caixa do item 3 de Visuais e outros auxílios para o ensino com a figura que representa a luz e as trevas)No segundo dia, Deus dividiu as águas que estavam encima, das aquas que estavam embaixo. E o céu apareceu. N o segundo dia, Deus deu-nos o ar para respirarmos (respirem fundo).Obrigado, Deus, pelas brancas nuvens, obrigado pelo lindo céu azul. Obrigado pelo ar que respiramos. (mostre a figura que representa a água)No terceiro dia, Deus disse que o chão seco devia aparecer, ele chamou o chão seco de terra.(deixe as crianças apalparem um pouco de terra ou uma pedra, as crianças aprendemapalpando) Deus juntou as águas em lagos e rios, lagoas e riachos, e colocou o grande mar em seu lugar. E, então, Deus disse que as plantas deveriam crescer da terra! E assim que ele falou, o que aconteceu?As lindas árvores apareceram. E a grama verdinha também. Você pode apontar as árvores na figura? (mostre a figura correspondente) Vamos agradecer a Deus pelas coisas que Ele nos deu no terceiro dia.Muito obrigado, Deus, pelos rios e lagos. Muito obrigado pelas lindas árvores e a grama.(deixe as crianças plantarem árvores, coladas em palitos de churrasco, no jardim de isopor, item 8 de Visuais e outros auxílios para o ensino. Esta atividade pode, também, ser deixada para a recapitulação.)Poesia: Árvores (com gestos)A mangueira estende os galhospara cá e para lá.A palmeira cresce finapara cima, para cima ...E olhe os galhos do chorão:vão crescendo para o chão!...As flores do nosso jardim não são de verdade. Só Deus pode fazer uma flor de verdade. (mostre uma flor natural, permitindo que cada criança a toque e sinta o seu perfume.)(As crianças, aprendem apalpando, ouvindo, fazendo, vendo, tocando e cheirando.)Cante um corinho que fale da criação de Deus, com gestos, elas tem muita deixe-as movimentar-se.Vamos contar os dias e dizer as coisas que Deus criou em cada dia. (deixe que uma criança aponte a figura e diga o que Deus criou neste dia.)No quarto dia, Deus colocou dois grandes luzeiros para brilharem no céu, dando-nos luz. Podemos ver o luzeiro mais brilhante durante o dia, você sabe como ele se chama? (sol).(faça gestos ao contar sobre o grande luzeiro e deixe que as crianças o imitem.)(fale em voz mais baixa) A luz que Deus colocou no céu para a noite não tem um brilho tão forte.Ela é chamada de __________. (lua)E Deus fez muitas outras luzes que brilham no céu, a noite.Elas são chamadas de_______(estrelas)Mostre a figura relacionadaObrigado, Deus, pelo sol e pela lua!(para a recapitulação, pode-se fazer silhuetas, de cartolina, de sol, lua e estrelas, e monta-las em palito de churrasco. Cada criança pode receber as suas próprias silhuetas e marchar ao redor da sala com elas nas mãos.) No quinto dia, Deu criou os peixes para viverem nas águas. Ele fez peixinhos pequenininhos e peixes bem grandões. (se quiser mostre um peixinho vivo.)Vamos fazer um peixeAqui está um peixinho(Junte as palmas das mãos e movimente-as como se fosse um peixe nadando).Aqui está um maior!(Com uma mão um pouco mais a frente, aumenta o tamanho do peixe)Outro, e maior desta vez!(mais ainda pra frente, aumenta mais o tamanho do peixe.)(contando nos dedos)Já são: um, dois, três!Agora vamos fazer de conta que somos peixinhos, nadando nos rios que Deus criou. Vc~e pode escolher o peixe que quer ser, o peixinho, o maiorzinho ou o grandão (junte as mãos e movimente o corpo como um peixe nadando.)Muito obrigado, Deus, porque o Senhor fez os peixes nadarem.(mostre a figura relacionada) Também, no mesmo dia, Deus criou os pássaros para voarem pelo ar!(faça gestos). Deus fez com que cada passarinho saiba voltar para o seu ninho, não importa o quanto esteja longe de seu lar. Vamos imitar o passarinho. E como passarinho, você vai lembrar exatamente onde fica o seu lugar.Depois de voar ao redor da sala, você vai voltar para o mesmo lugar.(Deixe os "passarinhos" voarem. Se a classe é grande, poderão "voar" sem sair do lugar. Mas, se o espaço permitir, use esta atividade. Pode haver um "pássaro" que não volte para o seu lugar. Aproveite o acontecimento para uma aplicação:Os pássaros sempre seguem o seu caminho para casa, mas as crianças às vezes seguem seu próprio caminho e não o de Deus. As pessoas se afastam de Deus, andando longe d’Ele.)Crianças, ajudem ele a encontrar o seu lugar.Que bom! Deus ajudou você a lembrar onde era o seu lugar, não é? Deus, sempre manda alguém nos ajudar a ficar, bem pertinho d’Ele!Obrigado meu Deus, pelos passarinhos que voam. Obrigado por que o Senhor os faz saber voltar para o ninho.Obs: Variação no volume e na tonalidade da voz atrai a atenção das crianças e cria um ambiente apropriado.No sexto dia, Deus fez os animais.(Mostre a figura relacionada, aponte a vaca)Ele criou a vaca para dar o leite que você bebe.(mostre uma figura de um copo de leite, ou um saco ou caixa de leite vazio)Deus fez o cavalinho. Você gostaria de montar nele? Quem pode ver o cavalinho na figura? Vamos fazer de conta que estamos andando a cavalo. Vamos fazer o barulho do trote do cavalo.(batem nos joelhos, imitando o barulho do cavalo)Deus fez o grande elefante, o macaco e a alta girafa. Ele fez os gatinhos e os cachorrinhos, as tartarugas para brincar com você. Ele os fez, porque gosta de você. "Carlinho", você pode encontrar o cachorrinho na nossa figura? Vamos agradecer a Deus pelos animais. Muito obrigado,Deus, porque o Senhor criou os animais.Mas ainda não contei tudo o que Deus criou. Escute o que diz o livro de Deus, a Bíblia: "Façamoso homem..." Deus fez o primeiro homem e a primeira mulher no sexto dia.(Arranje uma figura de Adão e Eva, mostre para as crianças, e depois prenda a figura com fita adesiva em um local de destaque).Deus fez Adão e Eva diferente dos animais. Os bichos, pássaros e peixes, não podem entender como Deus é. Não podem conhecer e amar a Deus. Mas Adão e Eva podiam.Deus fez Adão e Eva de um jeito especial. Eles podiam conhecer e amar ao SenhorDeus fez o papai e a mamãe. E Ele fez você! A Bíblia diz que Deus criou cada um de nós. Muito obrigado Deus, porque o Senhor nos fez. Obrigado porque o Senhor nos ama. E muito obrigado, porque o Senhor nos fez para sermos seus amigos e ama-lo.Depois de fazer todas as coisas, Deus parou. Tudo o que Ele tinha feito era muito bom!Vamos parar e pensar em quantas coisas Deus fez para a nossa alegria!(faça com que abaixem a cabeça sobre os braços, fechando os olhos por alguns instantes. Depois,poderão examinar novamente as figuras e apontar, cada uma, uma coisa que Deus criou. Faça uma pausa para agradecer a Deus por fazer cada coisa.)Fique atento*Acriança aprende pela observação. Deixe-a descobrir novos visuais, as coisas que Deus criou. Não tem importância se ela não lembrar a ordem da criação. Ela se cansa facilmente, providencie momentos de descanso.* Acriança aprende fazendo: atividade e movimento.* Espere obediência. Dê a direção. E elogie quando lhe obedecerem.* Acriança aprendo ouvindo e fazendo.Centro da bíblia(deixe uma criança abrir a bíblia na página marcada pelo marcador verde e ler o versículo sublinhado.)A bíblia diz: "No principio criou Deus os céus e a terra" (Genesis 1.1). Estas palavras estão exatamente no começo da nossa Bíblia.(Cante uma música que fale da criação, segure a caixa criou.)Todos vão dizer esta palavra da Bíblia: criou. Criar quer dizer fazer. Deus fez os céus e a terra. Ele os fez assim: Deus apenas falou e eles apareceram! Deus é muito poderoso! Vamos ouvir um cântico sobre o nosso grande Deus. (cante com gestos)Sim, o nosso Deus é grande e poderoso...Ele pode fazer qualquer coisa. E eu sei mais uma coisa a respeito de Deus. (Cante um corinho que fale de Deus)É porque Deus nos ama que ele nos deu este mundo maravilhoso em que vivvemos.(repita o corinho)Deus criou cada um de nós e Ele nos ama. Ele sabe o nome de cada um de vocês.Sim, Deu ama você. Ele criou você. Ele sabe o seu nome. (Diga o nome de cada criança.) Vamos agradecer e dizer a Deus o quanto nós o amamos por ter feito este mundo lindo.Apresentando o evangelhoO livro sem palavrasTrata-se de um livrinho colorido, no qual usamos como visual, para evangelizar as crianças. Você pode fazer um, usando papel- cartão, verde,.dourado, vermelho, preto e branco. (Mostre a capa verde)Aprendemos sobre muitas coisas verdes que Deus fez. Quem pode me dizer uma coisa verde que Deus criou? Deus fez um lindo jardim verdinho para ser o lar de Adão e Eva.(Mostre a página dourada)Deus está preparando um outro lindo lar, especialmente para você e para mim. O lindo lar que Deus está preparando para nós é o céu. Deus nos ama. Ele quer que um dia vamos morar com ele em seu lindo lar, o céu. Mas Deus não pode nos deixar ir para o céu com as coisas feias que fazemos. Deus chama estas coisas feias de pecado. O céu é lindo, lindo, lindo, e lá o pecado não pode entrar. O céu é um lugar muito alegre. Se o pecado e as coisas feias entrassem ali, fariam do céu um lugar triste.Mas Deus quer que você e eu vamos para o céu. Ele preparou uma maneira de podermos ir para o seu lar celestial um dia.(Mostre a página vermelha)Esta cor vermelha faz-nos lembrar de Jesus, o filho de Deus. A Bíblia diz que Jesus nunca fez coisas feias e más. Jesus não pecou. Mas ele sofreu em nosso lugar, pelas coisas más que você e eu fizemos. Jesus morreu e deu o seu precioso sangue na cruz por nós (1 cor. 15:3). Mas ele não está morto agora. Jesus voltou a viver!(Mostre as páginas preta e branca)Este preto representa o pecado, das maldades que nos fazemos e entristecemos a Deus. E o branco representa a purificação. Jesus pode nos ouvir quando pedimos para Ele nos limpar de toda a maldade, do pecado.(cante um corinho que fale de Jesus e depois toque um CD de música infantil bem baixinho).Alguns de vocês já conhecem Jesus. E, quem sabe, talvez você queira hoje deixar que Jesus entre no seu coração. Se você quer, venha me contar, enquanto as outras crianças estão pintando o nosso mural.Obs: Alguns pré-escolares estarão prontos para receber a Cristo. Dê-lhes esta oportunidade.Atividade artística( Papel para mural. Item 5 de Itens para acrescentar. Lembre as crianças que Deus criou o nosso mundo em muitas cores lindas. Deixe que cada criança escolha a cor que quer usar para pintar uma parte do mural. Enquanto estão escolhendo as cores e pintando, converse com elas a respeito das coisas que Deus fez, com aquelas cores.)Toque, bem baixinho, um CD com corinhos durante a atividade artística. Converse com as crianças sobre a criação.Atividades para semanas posterioresPara reforçar o ensino desta lição1. Livrinho sem palavrasmonte com as crianças2. passeio na naturezaMostre uma cor para as crianças, e elas terão que dizer uma criação correspondente aquela corex: azul - céu; vermelho - flor; verde - grama... etc.3.Recapitulando a históriaPermita a participação das crianças, deixando-as manusear os visuais, contar a história, etc.4. As crianças podem fazer desenhos sobre a criação em pratos de papelão.5. Jogo da memóriaEm 16 quadrados de cartolina, da mesma cor, cole figuras sobre a criação, 8 pares diferentes. Os quadrados estarão virados sobre a mesa. O professor fará as perguntas a respeito da lição, e a criança que responder corretamente poderá escolher dois quadrados. Se as figuras escolhidas formarem um par, a criança ficará segurando os 2 quadrados. Se a criança não acertar o par, os quadrados serão devolvidos a mesa. ( de acordo com a maturidade das suas crianças, poderá ou não deixar as figuras virada para cima, quando devolvidas a mesa. Use sabedoria. É preciso ser uma atividade gostosa, além de ajudar no aprendizado. De maneira alguma deve ser frustrante para as crianças.)





Perguntas para revisão

1. O que existia antes de Deus criar os céus e a terra? (Escuridão)
2. 2. O que Deus usou para fazer os céus e a terra? (Nada, falou e eles foram criados)
3. 3. Quantos dias Deus levou para criar o mundo? (6 dias)
4. 4. Quando Deus separou a luz da escuridão, como Ele chamou a luz? (dia)
5. 5. Como Deus chamou a escuridão? (Noite)
6. 6. Que quer dizer a palavra criou? (Fez)
7. 7. Diga algumas cores que Deus usou para criar o mundo. (Verde, azul, marrom e amarelo)
8. 8. Qual foi a luz forte que Deus colocou no céu para brilhar durante o dia? (Sol)
9. 9. Qual a luz menos forte que Deus fez para brilhar a noite? (lua)
10. 10. Deus colocou muitas outras luzes para brilharem no céu a noite. Como se chamam? (Estrelas)
11. 11. O que deus criou que nada nas águas? (Peixe)
12. 12. O que Deus fez que voa pelos ares? (Pássaros)
13. 13. Diga alguns animais que Deus criou. (Vaca, cavalo, cachorro...)
14. 14. Qual era o nome do primeiro homem que Deus fez? (Adão)
15. 15. Como se chamava a esposa de Adão? (Eva)
16. 16. O que Adão e Eva podiam fazer que nenhum animal podia? (Conhecer e amar a Deus)
17. 17. Como se chama o filho de Deus? (Jesus)
18. 18. O que o Senhor Jesus fez pra nos salvar? (Morreu pelos nossos pecados)
19. 19. Jesus ainda está morto? (Não, Ele está vivo. Ele vive no céu e quer viver em nosso coração)
20. 20. Quem é que muito ama você? (Jesus)
21. Este material foi extraído do livro Fala-me agora. Publicação da APEC Aliança Pró Evangelização das Criança. Contem 12 lições bíblicas, excelente!

ENCERRAMENTO DA EBF

Convites

Confeccione os convites usando papel ofício ou papel de embrulhar pão. Corte pedaços e queime em suas pontas para dar aspecto de envelhecido. Depois de escrever as mensagens em cada pedaço de papel enrole-o como pergaminho e amarre com um pedaço de fita.






Ornamentação

O ideal é que a programação seja feita à noite, para dar o efeito esperado. O salão deverá ficar todo escuro e somente a máquina do tempo acesa. A porta da máquina deve estar, para receber as crianças, o cientista que dará as boas vindas. No outro lado, uma líder estará a postos para dar segurança ás crianças que estão chegando,esta mesma pessoa deve estar caracterizada com roupas dos tempos bíblicos, bem como todos os adultos envolvidos na organização da festa.Para ornamentação do salão, providencie uma caixa grande para confeccionar a máquina do tempo. A caixa utilizada deve ser de geladeira que será forrado com papel laminado amassado por fora e por dentro, para aumentar o aspecto misterioso. Corte duas portas, uma de cada lado da caixa, que servirá como um corredorpara as crianças entrar na sala onde se realizara a festa. No topo da máquina faça uma armação com arame, dando um formato de foguete. Encape com papel nacarado ou celofane de uma ponta a outra do arame, terminando assim o topo da máquina. Cole alguns pedaços de vidro ou espelho na parte interna da caixa e instale um pisca- pisca (por dentro também) para realçar os pedaços de vidro que estão colados.DevocionalCânticos relacionado com a bíblia.Leitura bíblica:Guardo a tua palavra no coração para não pecar contra ti. Salmo 119.11OraçãoPedir que a programação seja uma bênçãoCântico bem alegreHistória para fantochesMarina: (entra cantarolando) Esta história é demais! Que legal! Eu não sabia que a bíblia tinha tanta aventura.Rodolfo: (entra de repente) Quê!! Eu ouvi falar eu ouvi falar de história? Humm... como eu gosto de história! Me conta, Marina, a história que você leu?!Marina: Não!!!!!! Por que você mesmo não lê?Rodolfo: E... eu não leio por dois motivos: primeiro, não sei ler! Segundo, não tenho uma bíblia.Marina: Ah! Não posso fazer nada pra ajudar você. É uma pena, mas você vai ficar por fora das aventuras da vida de Moisés.Rodolfo: (começa a chorar) Buá, buá.... eu quero saber o que aconteceu com este moço! Me conta!Marina: Não! Não conto!Rodolfo: Se você não me contar, eu pego sua bíblia escondido e leio tudo!Marina: Como? Você não sabe ler...Rodolfo: (sem graça) É mesmo, tinha esquecido. Ah! Não tem problema, eu peço a tia Vanderléia para lerpara mim.Marina: A tia Vanderléia não vai ler para você, ela tem muito o que fazer.Rodolfo: Vai sim!Marina: Não vai!Tia Vanderléia: O que está acontecendo aqui?Rodolfo: É Marina que não quer me contar a história de Moisés e eu queria...Marina: Foi você que disse que ia pegar minha bíblia escondido pra ler tudinho que está escrito lá. Isso está,errado, né, tia Vanderléia?Tia Vanderléia: Deixem-me explicar uma coisa... A bíblia, Marina, foi escrita para todas as pessoas lerem. É na bíblia que sabemos como viver de maneira correta, por exemplo: Rodolfo disse que iria pegar sua bíblia escondido. Talvez ele não fizesse isso se você tivesse contado a história de Moisés. Moisés, Rodolfo, recebeu da mão de Deus des dicas para todas as pessoas viverem bem aqui na terra e, uma destas dicas é que não devemos pegar o que não é nosso. Agora pensem comigo, vocês já imaginaram se Moisés resolvesse esconder os des mandamentos de todos? As pessoas iriam viver infelizes longe de Deus, sem ao menos saber porque estavam longe dele. Mais Moisés fez diferente! Mostrou a todos os des mandamentos que o próprio Deus escreveu... Moisés sabia muito bem que para as pessoas serem felizes perto de Deus, tinham que obedecer a ele. Porque você, Marina, não faz como Moisés?Rodolfo: Bem feito, Marina, podia ter ficado sem essa bronca! Valeu, tia Vanderléia!Tia Vanderléia: É Rodolfo... mas há um outro mandamento que diz pra amar-mos nossos amigos como amamos a nós mesmos.Marina: Viu Rodolfo? Todo mundo erra... Me perdoa por eu ser egoísta e não querer contar pra você as históriasda bíblia?Rodolfo: Eu só perdôo se você me falar como Moisés escapou da cova dos leões .(Entra um homem representando Moisés)Moisés: Com licença, não fui eu quem ficou na cova dos leões, não.Rodolfo: Aiiiiiii! Que coisa horrorosa! Sai daqui, seu ET.Marina: Moço, por que o senhor tá enrolado nesse monte de pano?Moisés: Não entendi. Foram vocês que vieram aqui na máquina do tempo?Rodolfo: Fomos sim.Moisés: Então são vocês que são estranhos. Vocês estão no passado, no tempo em que as histórias do povo de Deusaconteceram. Por falar em história... onde vocês leram que eu fiquei na cova dos leões?Marina: Não liga não "seu" Moisés, é que o meu amigo Rodolfo não conhece as histórias da bíblia e então...Ele confunde tudo!Moisés: bíblia?Tia Vanderléia: É o nome dado ao livro onde estão escritas as histórias do povo de Deus.Moisés: Que bom! Então, todos no seu tempo tem uma bíblia?Marina: Nem todos...Rodolfo: E por não conhecerem a bíblia, como eu não conhecia, vivem triste longe de Deus. Para ser alegre perto de Deus é preciso obedecer as coisas que Deus mandou.Moisés: Quem disse isto?Rodolfo: Ah "seu" Moisés, não fui eu não, foi a mentirosa...Moisés: Mas é isto mesmo! As pessoas devem saber o que Deus mandou que cada um fizesse para que todos fossem felizes. A minha parte eu já fiz, e outras pessoas precisam fazer cada um a sua parte para que todos conheçam a vontade de Deus.Rodolfo: Como eu ia dizendo, graças a tia Valéria , descobrimos isso bem a tempo!Tia Vanderléia: Tive uma idéia! Moisés poderia, poderia ele mesmo, contar ao Rodolfo como foi que ele conduziu o povo para passar pelo Mar Vermelho.Marina: Que legal!Moisés: Muito bem...Rodolfo: Espera aí! Não conte na frente de todo mundo não. Se o pessoal quiser saber da história de Moiséseles vão ter que ir à EBD no domingo.Tia Vanderléia: Boa idéia! Então vamos conversar lá atrás. Tchauzinhoooo!Agora as crianças devem passar pela máquina do tempo de novo, desta vez indo para o futuro. Os líderes devem estar vestidos como robôs.BrincadeirasEstação Espacial:Dividida as crianças em grupos de três. Duas crianças dão as mãos, formando a estação espaciale a terceira criança, o jato, está dentro da estação espacial. Algumas outras crianças devem ser meteoro. Quando o líder der o sinal, os jatos saem da estação e correm pela sala. Quando der um apito, os meteoros tentam pegar os jatos, enquanto os jatos tentam voltar para a estação espacial . Se o meteoro consegue tocar um jato, ele vira jato, e o jato vira meteoro. Jogue várias vezes, trocando os papeis para que todos possam ser jatos, estação e meteoros.Colonizando os Planetas:Divida as crianças em dois grupos. Cada grupo deve formar uma fila. A primeira pessoa de cada grupo recebe uma grande bola e corre com ela até o lado oposto da sala. Este jogador rola a bola até o segundo jogador no outro lado da sala. Este segundo jogador pega a bola , corre até o primeiro jogador e rola a bola até o terceiro jogador. O primeiro grupo a conseguir colocar todos os jogadores no outro lado, conseguiu colonizar seu planeta e ganha o jogo.Pegue uma estrela: Recorte uma grande estrela amarela de cartolina. As crianças devem forma um círculo e passar a estrela pelo círculo enquanto uma música toca. Quando a música pára, aquele com a estrela na mão, é eliminado do jogo. O jogo continua até que fique apenas um jogador . Este ganha um pequeno brinde.Olhando estrelas:Antes da festa, recorte muitas estrelas e as cole nas paredes ao redor da sala. Dê um papelem quê as crianças escrevam seu nome e depois uma estimativa de quantas estrelas há nas paredes. Pegue todos os papeis e a criança que acertar (ou chegar mais perto), ganhará um pequeno brinde.Duplas Espaciais:Antes da festa, escreva os nomes (ou desenhos) dos planetas em papeis e corte cada papel nomeio. Afixe uma metade nas costas de cada criança. A um sinal dado a criança procura descobrir quem tem a outra metade do seu planeta para formar uma dupla espacial. Deixe que elas perguntem uma com as outras quem está com a outra parte.Andando no Espaço:As duplas formão uma fila. Cada dupla receberá 4 sacolas de plástico e quatro elástico.Ao sinal, cada dupla deve calçar-se como astronautas, colocando a sacola nos pés, afixando com o elástico. Depois de estar calçados, a dupla deve andar, juntinho, até o outro lado da sala e depois voltar. A primeira dupla a conseguir andar no espaço e voltar, ganha um pequeno brinde.LancheSe possível, prepare um bolo em forma de foguete ou estrela(para representar a viagem espacial). Prepare o "ponche celestial", usando esta receita: 2 litros de leite, 2 litros de suco de uva, 2 litros de sorvete de creme.Misture tudo no liquidificador. (pode diminuir ou aumentar a quantidade para servir seu grupo) Sirva imediatamente.Final:Reúna todas as crianças e em oração agradeça a Deus pela programação

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Congresso das Crianças (Responsável Tia Gisele)Pregadora Prª Jaqueline

Congresso das Crianças( Responsavel Tia Gisele) IMO VP

Não vou DESISTIR